terça-feira, 28 de maio de 2013

Receita: Penne ao molho vermelho de funghi

Essa receita não é tão light e saudável, pois leva pancetta (um primo rico do bacon). Inclusive, não fiz com a proposta de ser parte da dieta; era uma refeição "livre" de fim de semana. Porém, cada porção ficou com cerca de 500 calorias, então incluí no meu cardápio dietético e consegui emagrecer na semana em que a comi quase todo dia. Acho uma boa opção para quando se tem vontade de comer alguma coisa gostosa, sem precisar sair da dieta. Eu, pelo menos, amo essa combinação de tomate + funghi + pancetta. Nham!


Penne ao molho vermelho de funghi






Calorias: 544 kcal por porção 

Ingredientes para 6 porções:

500g de penne

30 g de cogumelos porcini secos hidratados (reserve a água) e picados

1/2 kg de tomates bem maduros e firmes

100 g de pancetta temperada (ou bacon) picada em pedaços pequenos

1 cebola média picada em pedaços pequenos

50 g de queijo parmesão ralado

4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada (mais um pouquinho para decoração)

- 3 colheres de chá de azeite

- 1 colher de chá de manteiga

- 4 colheres de sopa de sal grosso


- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1) Coloque água para ferver. Enquanto aquece, elimine os pedúnculos dos tomates e pique os demais ingredientes. 

2) Separe uma parte da água fervente para hidratar os cogumelos. Leva pelo menos 30 minutos para perderem aquele aspecto de seco, mas gosto de deixar por cerca de 1 hora. Não jogue a água fora; ela será parte do molho.

3) Coloque os tomates inteiros no restante da água fervente e deixe por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água e deixe por uns 2 minutinhos em água fria. Em seguida, retire a pele dos tomates: deve sair com muita facilidade. Pique os tomates em pedaços pequenos, preservando o caldo e as sementes. 

4) Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e a manteiga e frite a pancetta até dourar.

5) Junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até ficar macia.

6) Junte os tomates com o caldo e as sementes, os cogumelos, a água reservada, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até o molho encorpar. Nos últimos 5 minutos, misture a cebolinha verde ao molho, acerte o sal e retire do fogo.

7) Enquanto isso, ferva uma panela bem grande de água com o sal grosso. Quando estiver faltando cerca de 10 minutos para o molho ficar pronto, coloque o penne para cozinhar nessa água. Siga as instruções da embalagem; em geral leva cerca de 10 minutos para ficar pronto. Para saber se já está bom, pesque um penne e corte ao meio: logo que aquele esbranquiçado sumir, tire imediatamente do fogo e escorra.

8) Distribua a massa nos pratos, cubra com o molho e polvilhe o queijo ralado por cima. Decore com uns pedacinhos de cebolinha.



Está pronto! :) Dei muitos detalhes, pois considero importantes para a massa ficar boa, mas não dá muito trabalho para fazer. Ah, tirei essa receita do CyberCook e, como sempre, dei uma adaptada. Roubei a foto de lá, pois, como não era para ser parte da dieta, nem pensei em fotografar meu prato. Espero que gostem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!