domingo, 26 de maio de 2013

Mudança de planos



Como falei no último post, depois de 6 semanas de dieta ficou bem claro que o motivo de eu não estar emagrecendo como gostaria são os fins de semana. Olhando a tag Deslizes, vejo que tenho 8 posts marcados, que são justamente os 6 fins de semana e o feriado pelos quais passei nesse período (mais um post geral falando sobre como lidar com os delizes). Ou seja, não saí ilesa de nenhum!

Eu tenho uma grande necessidade de comer bem nos fins de semana, pois, como já comentei, eu associo dieta a chatice e obrigação, como um trabalho mesmo, e não parece fim de semana se não posso comer. 

Por isso, inicialmente criei o esquema dos dias de limite aumentado: sexta, sábado e domingo não são livres, mas tenho direito a consumir 300 kcal a mais por dia. O problema é que isso, em vez de ajudar, está atrapalhando, pois cria uma falsa impressão de que posso comer normalmente (como uma pessoa fora de dieta) nessas ocasiões. 

Não posso! O que isso me permite é tão-somente ou uma bebida ou uma sobremesa ou uma comida mais pesadinha por dia. Mas nunca consigo me ater a isso e tenho que pensar em algum outro esquema se quero continuar perdendo peso.

A primeira coisa que me ocorreu foi mudar para a Fase 2 da dieta, em algum esquema bem mais rigoroso, tipo low carb, que não permite jacação nenhuma. Mas achei injusto. A Fase 1, de controle de calorias, funciona muito bem quando sigo direitinho: posso comer o que quero, posso ter vida social, é superflexível e me faz perder entre 500g e 1kg por semana. Não é ela que tem que mudar, sou eu.

Pensei então em cortar o limite aumentado dos fins de semana: teria direito a 1450 kcal por dia, todo dia, e acabou. Mas isso é ruim porque dificulta muito minha vida social: não tem como ir a uma festa ou sair para jantar com esse limite. Ter que ficar recusando tudo e explicando que estou de dieta é um saco e não consigo passar pela vida sem umas boas comidas de vez em quando.

Então, o que decidi foi o seguinte: vou alternar um fim de semana sem limite aumentado com um fim de semana quase livre. Ou seja, no finde A, só posso comer minhas habituais 1300 kcal por dia. Se me comportar e conseguir ficar dentro dessa meta, no finde B posso comer 1900 kcal por dia, o que já me permite fazer uma refeição completa (com vinho e sobremesa) por dia, sem culpa. Vamos ver se assim vai!

O ruim é que só vou poder aplicar direitinho esse esquema a partir de julho, pois junho vai ser um mês bem sui generis. Dia 1º é meu aniversário e o feriado todo vai ser uma Ocasião Especial, o que já estava planejado desde sempre. Então, no fim de semana do dia 25/05 - que seria o fim de semana A -, até vou tentar me manter dentro da meta das 1300 kcal, mas de todo modo o fim de semana seguinte será 100% livre.

A mesma coisa depois: do dia 15 a 24 de junho estarei de férias e viajando pelo sertão do Nordeste, então esses dias serão totalmente livres também. Mas tentarei com todas as forças me comportar no finde B, do dia 8 de junho, até pra poder chegar no Nordeste em condições de usar biquíni sem (muita) vergonha. :p


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!