quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como foi: 7º fim de semana, Fase 1

Hoje tenho uma supernovidade: passei o fim de semana todo sem enfiar o pé na jaca! Um feito inédito!


Esse foi o primeiro finde no novo esquema de alternar fins de semana de dieta com fins de semana mais livres. Esse, portanto, era o "fds A", em que a missão era ficar dentro da meta normal de 1300 kcal. Nesse caso, era especialmente importante economizar calorias, porque o fim de semana que vem (na verdade,  todo o feriado de Corpus Christi) será uma Ocasião Especial (meu aniversário), em que vou chutar totalmente o balde.

No entanto, ainda era fim de semana e eu queria comer bem, então fiz toda uma programação especial, com cardápio planejado para ser light e gostoso. A ideia era mais ou menos essa:

Cardápio Especial de fim de semana


Café da manhã: 

- 1 pãozinho integral + 1/4 de colher de sopa de cream cheese light + 1 Actimel (174 kcal )

Almoço:

- Atum com especiarias, acompanhado de arroz branco e abobrinha refogada (499 kcal)

ou

- Lombo de porco assado, acompanhado de arroz branco e abacaxi grelhado (504 kcal)

- Bebida: Taça pequena de vinho branco (60 kcal)

- Sobremesa: Cupcake light de baunilha com frutas vermelhas (supostamente 73 kcal)

Lanche: 

- Pipoca light com manteiga Yoki (84 kcal)

Janta: 

- Nachos com chilli (450 kcal)

- Bebida: Ginger Ale Schwepps (0 kcal)


Total: 1345 kcal 

Deu certo! :)

Sábado

Apesar de já estar tudo programado, tive alguns percalços. Para começar, de manhã cedo tive uma aula de yoga na beira do lago (muito legal, farei post sobre), mas ela atrasou e acabei tendo que fazer compras com fome, na hora do almoço - o que já sabemos que é tragédia certa! haha

Para piorar a situação, estava rolando uma degustação (grátis) de comida japonesa no supermercado. Já falei que não consigo resistir a comida de graça, né? Juntou com a fome e obviamente fui lá aproveitar. Mas me contive e só comi 4 sushis, que passei a contar como um "lanche da manhã". haha Isso não estava previsto no cardápio e já começou a atrapalhar a programação. Pelo lado positivo, aplacou um pouco minha fome e consegui fazer umas escolhas mais racionais na hora de comprar.

O atum com especiarias, que era o prato do dia, ficou bem gostosinho e dentro do previsto (em breve posto a receita). Tirando que a comida só saiu às 15:30 (porque fiz a sobremesa antes), até aí tudo bem. 

Atum com especiarias, arroz branco e abobrinha refogada


O problema foi o cupcake. Tirei a receita do Saboridades, que dizia que o cupcake tinha 73 kcal. Como o site é de uma nutricionista e é voltado exatamente para comidas leves, confiei. Porém, durante a preparação, comecei a desconfiar desse valor e fui calcular: descobri que cada cupcake tem, na melhor das hipóteses, 158 kcal! Isso porque ela dá algumas opções, como usar açúcar ou adoçante, e não fala nada sobre usar leite e iogurte integral ou desnatado. Mas, mesmo usando todas as opções mais lights de ingredientes, a receita fica com 158 kcal. Ela diz que rende 8 porções e, pra mim, só rendeu 6, o que influencia, mas, mesmo que tivesse dado 8 cupcakes, nunca cada um teria só 73 kcal. Não sei que conta foi essa. :P

Isso, junto com o sushi, zoou com a programação do dia. Excluí a pipoca de lanche (até por causa do horário do almoço), mas não quis abrir mão da janta. Resultado: fechei o dia com 1582 kcal.

Ok, passou da meta, mas ainda assim é um resultado razoável, principalmente considerando que estava tudo muito gostoso! Inclusive o cupcake: apesar de enganoso, ficou superbom e achei que valeram a pena todas as calorias. :)

Domingo

Domingo também teve algumas surpresas, mas foram positivas.

Para começar, acordei tarde, então pulei o café da manhã. Depois, quando fui contabilizar direitinho as calorias do lombo assado, descobri que, segundo o fabricante da peça que comprei (Pantaneira), a carne tinha muito menos calorias do que eu tinha estimado, usando tabelas de calorias da internet. Achei até meio suspeito: segundo eles, cada 100g do lombo tem apenas 43 kcal. Tudo bem que era um corte magro e sem gordura, mas o normal era ter 143 kcal. Uma diferença bem grande. 

Bem, como eu não tinha como testar cientificamente a quantidade real de calorias, resolvi acreditar do fabricante! haha Desse modo, meu lombinho ficou totalmente delicioso, bem saciador, e a refeição toda contou apenas 504 kcal. Vou postar a receita também! :)


Lombo assado na erva-doce, arroz branco com
molho da carne e abacaxi grelhado com tomilho

O resto do dia foi igual ao sábado: cortei a pipoca de novo, para compensar o cupcake, e jantei os nachos, ficando só com 1328 no total! \o/

By the way, esses nachos nada mais são que Doritos, meu biscoito salgado preferido de todos os tempos, acompanhados do "chili con carne" mexicano. Ficou superdelicioso! A receita não é nada light, mas ainda assim coube na programação. Vou postar também (zilhões de posts prometidos), dentro dessa proposta de comida gostosa não tão saudável, mas dentro da dieta.

Aliás, foi também dentro dessa proposta que tomei o Ginger Ale, uma espécie de refrigerante de gengibre, que não é propagandeada como light, mas tem zero calorias. Eu sei que refrigerante light faz mal e atrapalha a dieta, por isso tomei só no fim de semana, pra dar uma alegrada, até porque me pareceu muito nada a ver comer os nachos com chilli junto com chá verde, que é meu acompanhamento habitual. 

A mesma coisa com o arroz: teria sido melhor comer a versão integral, mas abri uma exceção no fim de semana, pois não altera o cálculo de calorias e permite que meu namorado, que odeia qualquer coisa light, coma também. Aliás, tirando o cupcake, ele gostou de todos os pratos, o que também é um feito inédito em se tratando de "comida de dieta".

Resultado

Não engordei nada no fim de semana! \o/ Acho que é a primeira vez que isso acontece! E o melhor: não foi um fim de semana triste, de privações e sofrimento (drama, mas é verdade); ao contrário, comi superbem, inclusive sobremesa e vinho, e até me diverti montando o cardápio light e gostoso. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!