terça-feira, 4 de junho de 2013

Receita: Filé de atum com especiarias

Essa foi uma das receitas que usei no meu fim de semana especial light, ou seja, ela é de baixa caloria, mas não é dessas comidas burocráticas de dieta. Para falar a verdade, poderia muito bem fazer parte do cardápio de uma pessoa que não está querendo perder peso e só se preocupa com o sabor.

A receita foi tirada do M de Mulher (que nome tosco, dá até vergonha de citar a fonte! haha), mas, como sempre, adaptei, até porque originalmente ficava com 806 kcal por porção. Do meu jeito, passa a ter 293, bem mais plausível.

Filé de atum com especiarias





Calorias: 293 kcal por porção 

Ingredientes para 2 porções:

1 filé de atum (cerca de 300g)

10 alcaparras em conserva escorridas

5 azeitonas pretas

- 10 filetes de casca de laranja

- 5 folhas de manjericão 

- Uma pitada de sal grosso

6 colheres de chá de azeite (de chá, hein, atenção para não roubar!)

1 colher de sopa de canela

- 1 colher de sopa de cravo-da-índia moído

1 colher de sopa de noz moscada

1 colher de sopa de pimenta branca moída

- 1 colher de sopa de alecrim seco

- 3 colheres de sopa de alecrim fresco

- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1) Coloque  meio copo de água para ferver. Quando estiver fervendo, junte o sal grosso, deixe dissolver um pouco, e acrescente as folhas de manjericão. Deixe por 1 minuto e depois passe as folhas para um pote com água gelada.

2) Passe o manjericão aferventado e 3 colheres de chá de azeite no processador (o ideal é um daqueles pequenos, tipo mixer, mas liquidificador também serve.

3) Misture as alcaparras, as azeitonas, o azeite com manjericão, os filetes de casca de laranja, a pimenta-do-reino e o sal. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. O ideal é que fique apurando por cerca de 3 horas, mas eu deixei só durante o tempo de preparo e ficou bom também. 

4)  Misture a canela, o cravo, a noz-moscada, a pimenta-branca e o alecrim seco sobre uma tábua. Salpique sal e pimenta. Role o peixe sobre esses temperos. 

5) Aqueça as outras 3 colheres de chá de azeite e junte o alecrim fresco. Quando o alecrim começar a estalar no óleo, ponha o peixe. Aumente o fogo e frite-o rapidamente, até dourar por fora e ficar rosado no centro. 

6)  Corte-o em rodelas de 4 cm. Regue-as com o molho e sirva. Acompanha muito bem abobrinha cortada em filetes e refogada.



Os temperos viram uma crostinha e o peixe parece levemente empanado, crocante por fora e mal passado, bem macio, por dentro. Fica uma delícia!:)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!