quinta-feira, 13 de junho de 2013

Atividades físicas não convencionais



Há mais ou menos um mês comecei a fazer yoga. Já queria fazer há um tempão, mas já faço dança do ventre e musculação, então fica um pouco difícil de incluir na rotina. A sorte é que tem "de graça" (incluída no preço, né) na minha academia - Dalmo Ribeiro, do Jardim Botânico -, então fui fazer uma aula sem muitas expectativas de continuar, só para experimentar mesmo.

Aí eu gostei e fui continuando. Agora já tem um mês que vou direto e já digo oficialmente por aí que faço yoga. Ganhei tapetinho e tudo, de presente do professor! hehe Gosto da aula, mas estou tendo que fazer um esforço bem grande para não faltar, pois estou sempre esgotada. :/ Tenho que malhar ou logo antes ou logo depois da aula; não sei o que é pior! Essa semana, então, tive jornada tripla: musculação, yoga e depois mais 2h de ensaio de dança! D:

Meu professor de yoga, Mario Henrique


Eu pensei em cortar alguma coisa e a primeira coisa que me veio à cabeça foi o yoga. Aí comecei a pensar em quanto eu odeio musculação: a atividade em si, o ambiente de academia, os outros malhadores, o constrangimento da avaliação, tudo! Eu gosto muito mais de yoga e achei que seria injusto cortá-la para poder continuar fazendo o que detesto. Então fui pesquisar para ver se seria viável, do ponto de vista da dieta, parar de malhar. E é com grande tristeza que relato aqui que a resposta é NÃO!

Claro que, se eu for pesquisar na internet sobre os benefícios do yoga e da dança do ventre, vou encontrar deus e o mundo dizendo que emagrecem, sim. Eu adoraria fazer um post simplesmente relatando os benefícios dessas e outras atividades físicas não convencionais - é o que eu gostaria de ouvir, se fosse ler a respeito -, mas não seria honesto.

Essas atividades geram gasto calórico (bem mais relevante no caso da dança), além de vários outros benefícios para a saúde, mas isso não é o que mais importa para emagrecer. As calorias que comemos ultrapassam em muito o que gastamos com exercícios, então esse não pode ser o grande foco da dieta. Mas a musculação é diferente, porque, ao fortalecer os músculos, aumenta o metabolismo basal, que é muito mais relevante para compensar as calorias consumidas que aquela 1 hora sofrida que passamos na esteira.



Não estou dizendo que esses gastos extras não têm nenhuma importância. No meu caso, por exemplo, eles tornam a dieta mais agradável, pois permitem que eu coma 200 kcal a mais por dia. Mas eu não poderia nunca trocar a musculação pelo yoga sem um grande impacto no emagrecimento. :/

Eu tentei pelo menos diminuir o tempo de musculação/aeróbio para compensar o tempo extra que fico no yoga, mas nem isso o instrutor recomendou. Segundo ele, os muitos benefícios da aula não se traduzem em emagrecimento (a não que a outra opção seja não fazer nada, aí o yoga pode dar uma ajudinha).

Enfim, esses conselhos de "faça uma atividade que te dê prazer" são bons para quem é sedentário e não faz nada, mas, na prática, o que funciona mesmo é malhar. É isso aí, life sucks. As outras atividades são apenas complementares e, pra falar a verdade, o que "me dá prazer" MESMO é ficar sentada, vendo série e comendo! haha Olhando por esse lado, nem valeria a pena mantê-las, mas curiosamente estou persistindo com firmeza e espero não parar no futuro próximo.

Acho que a razão disso são, na verdade, os benefícios indiretos, que não têm necessariamente a ver com a saúde. Por exemplo, há umas 2 semanas teve uma aula extra de yoga ao ar livre, em um sábado de manhã. Fomos a um lugar lindo, que eu ainda não conhecia (a Ermida Dom Bosco) e eu pude andar na grama, colocar os pés na água do lago, enfim, ter essa conexão com a natureza que é meio rara aqui em Brasília. Isso sem contar a abordagem holística do yoga, que traz relaxamento e trabalha mente e espírito - mesmo nas aulas na academia, onde as musiquinhas indianas de relaxamento competem com os gritos do professor de spinning na sala ao lado -, me fazendo pensar no que é realmente importante e que costuma ficar esquecido. Brega, but true.

Minha professora de dança do ventre, Ana Raquel


Com a dança também: conheci várias pessoas legais e, para além das calorias perdidas e dos movimentos aprendidos que eu nem sabia que meu corpo era capaz de fazer, exerço a criatividade e estimulo meu lado artístico, porque não é só dançar: é sentir a música, bolar coreografia, pesquisar outras dançarinas, conhecer um pouquinho de cultura arábe...Musculação, não. É só fortalecer músculo mesmo. Por isso que, contradizendo tudo o que disse antes, aconselho todo mundo fortemente a buscar essas atividades físicas não convencionais. :)

Agora, para esse não ser um post de puro devaneio, vou pôr aqui um apanhado dos benefícios do yoga e da dança do ventre. :p 


Aliás, para quem quiser mais informações sobre yoga, meu professor está começando um site, Árvore da Vida Yoga, com informações sobre o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!