quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ocasião Especial e Desintoxicação


Sábado passado foi meu aniversário, bem no meio do feriado (de Corpus Christi, na quinta), e decidi não viajar nem fazer festa. Em vez disso, resolvi que ia passar os 4 dias fazendo tudo o que eu tivesse vontade, sem me preocupar com nada: tempo, dinheiro, muito menos dieta. Já basta estar fazendo 30 anos; se for comemorar com iogurte light, entro em depressão. :P

Então, claro que enfiei super o pé na jaca, mas valeu a pena. :D Não vou descrever aqui os meus 4 dias de orgias alimentares, mas, a título demonstrativo, vou colocar uma foto de um almoço que fiz em casa usando metade da perna de cordeiro (pra 1!!!) que pedi no Antiquarius Grill (Park Shopping) e obviamente não aguentei comer toda. Só adicionei o acompanhamento de fettuccine com molho à base de pesto de hortelã com creme de leite fresco (light, haha) e uma leva de brigadeiros gourmet de sobremesa. :D

E isso aí é só metade do prato pata 1
Apesar de toda a jacação, engordei apenas 1,5kg no feriado de aniversário! E o melhor: já me livrei de todas essas gramas extras! \o/ 

Vou mostrar como, vem gentchy!

Dúvidas e desafios

Foi possível controlar os danos principalmente porque consegui ficar só nos 4 dias programados. Mas a tentação foi grande: na terça (ontem) eu tive uma aula de culinária, para aprender a fazer paleta de cordeiro, e no final os alunos comem o prato. Cordeiro é superengordativo e ainda seria acompanhado de arroz com lentinha à moda síria (com aquelas cebolas fritas delícia). O pior é que na véspera (segunda) estava programado um dia de desintoxicação, justamente para me recuperar do feriado.

Como falei lá no post sobre esse assunto, é muito importante retomar a dieta imediatamente após a detox, se não você recupera tudo o que perdeu em um dia de sofrimento e acaba estressando o organismo à toa. E aí, justamente na terça, eu ia ter a aula de cordeiro! Não podia ser numa data pior.

Não tinha como trocar a aula - levou mais de um mês para conseguir marcá-la -, então pensei que seria melhor emendar logo a jacação até a terça, assim não me preocuparia no dia da aula e poderia aproveitar um pouco mais meu aniversário. 

Porém, me contive. A última vez em que me permiti uma ocasião especial também foi num feriado de 4 dias (no caso, a Páscoa). Da mesma maneira, eu já tinha uma programação especial para a terça-feira seguinte (aniversário de namoro), então resolvi emendar. Aí apareceu outra coisa, depois outra, e o que eram para ser 4 dias viraram 12 dias de jacação. Resultado: ganhei 4 kg! QUATRO. QUILOS.

Eu tinha levado 2 meses fazendo a Dieta dos 17 Dias para perder esses exatos 4 kg. Não sei se vocês conhecem, mas essa dieta é extremamente sacrificante. Passei 2 meses na penúria, sem poder ter vida social nenhuma, para depois recuperar tudo em 12 dias. 

Foi depois dessa experiência traumática que comecei esse plano que estou seguindo agora e mostrando aqui no blog. Nesse novo esquema, levei mais quase 2 meses para perder os malditos 4kg. Aí veio a ocasião especial de aniversário, logo depois que consegui voltar ao meu peso a.P. (antes da Páscoa). Ou seja, se eu começasse a prolongar a ocasião, tinha grandes chances do episódio da Páscoa se repetir, então decidi que não, que ia fazer a detox segunda e dar um jeito de não engordar com a aula de cordeiro. Consegui! :)

A detox

A desintoxicação foi uma dia de dieta líquida, a mesma que eu já postei antes. Aliás, a experiência foi toda muito parecida - estranhamente não tive fome em momento nenhum. 

Acordei supercedo e cheguei atrasada no trabalho para poder ir à academia de manhã, mas valeu muito a pena: nessa hora, o corpo ainda está muito bem alimentado dos dias anteriores e ainda não deu tempo de sentir fome, então é tranquilíssimo de malhar e não atrapalha o resto do dia.

À noite me senti um pouco fraca, mas nada de mais, e dessa vez nem fiquei de mau humor. Me ocupei vendo seriado (Mad Men e Game of Thrones, o episódio Rains of Castamere - se você ainda não viu, veja; é urgente!) e passou fácil. No dia seguinte, já tinha perdido o 1,5kg que ganhei no feriado, como se eu nem tivesse comido uma panela inteira de brigadeiro, uma caixa de Nhá Benta, entre outros doces e salgados absurdos. :P

Pós-desintoxicação

Para não estragar tudo na terça-feira e ainda assim aproveitar a aula de cordeiro, decidi só comer coisas bem leves durante o dia, para ter calorias para gastar durante a noite e ficar dentro da meta habitual de 1300 kcal.

Minha maior preocupação com esse planejamento, porém, era que eu ia acordar azul de fome, trabalhar o dia todo, malhar na hora do almoço, e ainda ter 2 hs de aula antes de poder finalmente comer o jantar. Fiquei com medo até de passar mal ou chegar na aula tão fraca que nem ia conseguir aprender nada.

Mas, para a minha alegria, na terça acordei de boa, comi uma ameixa e só fui sentir fome lá pelas 11:30, como num dia normal. Comi um pouco mais que devia na hora do almoço (umas 500 kcal, o que como normalmente também, mas queria economizar calorias), mas considerando que fui no Club Nature (Setor de Clubes Sul, ao lado do Pier 21), que tinha várias opções muito tentadoras, acho que me saí muito bem. 

Aliás, recomendo super o Club Nature. É um restaurante a quilo com proposta de fazer gastronomia saudável, com muitas opções light e tudo muito gostoso! É meio caro, mas vale a pena. Sempre como lá quando vou malhar na hora do almoço e não tenho comida pronta em casa, porque aí dá para comer rapidinho e ir para a academia depois.

Enfim, durante o dia, tive fome, mas dentro do normal. Não consegui economizar muito, pois acabei comendo o de sempre e cheguei para a aula só com 500 kcal para gastar. Para piorar, eu vi toda a preparação do cordeiro, e aquilo leva quilos de manteiga e litros de azeite, além da imensa capa de gordura que cobre o bicho e depois derrete para dentro da carne. Mas me mantive firme no propósito de não jacar e comi uma porção miserenta na hora da janta. Com isso, consegui fechar o dia com 1330 kcal e, quando me pesei hoje de manhã, vi que não engordei nada. Uhul! \o/

Agora, back on track! Vamos ver se consigo perder pelo menos mais um quilinho antes de sair de férias, no dia 15. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!