A receita foi tirada do M de Mulher (que nome tosco, dá até vergonha de citar a fonte! haha), mas, como sempre, adaptei, até porque originalmente ficava com 806 kcal por porção. Do meu jeito, passa a ter 293, bem mais plausível.
Filé de atum com especiarias
Calorias: 293 kcal por porção
Ingredientes para 2 porções:
- 1 filé de atum (cerca de 300g)
- 10 alcaparras em conserva escorridas
- 5 azeitonas pretas
- 1 filé de atum (cerca de 300g)
- 10 alcaparras em conserva escorridas
- 5 azeitonas pretas
- 10 filetes de casca de laranja
- 5 folhas de manjericão
- Uma pitada de sal grosso
- 6 colheres de chá de azeite (de chá, hein, atenção para não roubar!)
- 6 colheres de chá de azeite (de chá, hein, atenção para não roubar!)
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa de cravo-da-índia moído
- 1 colher de sopa de noz moscada
- 1 colher de sopa de pimenta branca moída
- 1 colher de sopa de alecrim seco
- 3 colheres de sopa de alecrim fresco
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
1) Coloque meio copo de água para ferver. Quando estiver fervendo, junte o sal grosso, deixe dissolver um pouco, e acrescente as folhas de manjericão. Deixe por 1 minuto e depois passe as folhas para um pote com água gelada.
2) Passe o manjericão aferventado e 3 colheres de chá de azeite no processador (o ideal é um daqueles pequenos, tipo mixer, mas liquidificador também serve.
3) Misture as alcaparras, as azeitonas, o azeite com manjericão, os filetes de casca de laranja, a pimenta-do-reino e o sal. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. O ideal é que fique apurando por cerca de 3 horas, mas eu deixei só durante o tempo de preparo e ficou bom também.
4) Misture a canela, o cravo, a noz-moscada, a pimenta-branca e o alecrim seco sobre uma tábua. Salpique sal e pimenta. Role o peixe sobre esses temperos.
5) Aqueça as outras 3 colheres de chá de azeite e junte o alecrim fresco. Quando o alecrim começar a estalar no óleo, ponha o peixe. Aumente o fogo e frite-o rapidamente, até dourar por fora e ficar rosado no centro.
6) Corte-o em rodelas de 4 cm. Regue-as com o molho e sirva. Acompanha muito bem abobrinha cortada em filetes e refogada.
Os temperos viram uma crostinha e o peixe parece levemente empanado, crocante por fora e mal passado, bem macio, por dentro. Fica uma delícia!:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí!