quarta-feira, 27 de março de 2013

Deslizes na dieta: como lidar



Bem, já que eu escrevi as regras, também tenho que escrever as exceções, né? Afinal, sempre tem!

Acho que um dos meus maiores problemas com nutricionistas é que eles geralmente acham que vivemos em um mundo ideal, onde vamos conseguir atravessar 6 meses de dieta (ou mais!) sem cometer nenhum deslize. Mas é fato: em qualquer dieta de longo prazo, os deslizes vão acontecer. Acho que simplesmente proibi-los ou fingir que eles não existem só atrapalha. Melhor reconhecer sua ocorrência e lidar com eles, de modo a mantê-los em um mínimo de frequência, com o mínimo de estragos para o andamento da dieta.

Plano de Contenção



A primeira coisa a fazer é já prever os dias de exceção à dieta, aqueles dias em que você SABE que vai deslizar, ou em que você PRECISA deslizar, para não acabar desistindo do plano todo. O seu aniversário, por exemplo. Eu me recuso a passar o meu fazendo dieta; se me obrigarem a isso, a minha reação com certeza vai ser chutar tudo pro alto: prefiro ser gorda a ser infeliz. A mesma coisa Natal e Páscoa. Poxa, são ocasiões especiais, que só ocorrem uma vez ao ano, e acho injusto fazer a pessoa abrir mão desses momentos. Podem ser outros também: uma superfesta megaespecial que nunca mais vai se repetir, um encontro com amigos que você não vê há anos...

Normalmente o conselho dado nesse tipo de ocasião é para que você continue seguindo a dieta e foque em outras coisas; que o importante no Natal é o nascimento de Cristo, não a comida; que o legal de rever o amigo de infância é conversar com ele, não a bebedeira etc. Mas, vamos combinar, Natal sem comida e amigo sem birita significa diminuir em pelo menos 50% a diversão, e só o fato de ter que ficar se restringindo, pra mim, já estraga a diversão toda!

Fora isso, eu AMO comida. Pra algumas pessoas o fator de diversão de uma festa é a música, pra outras é a pegação, pra mim, sinto muito, é sempre a comida! Então o que mais odeio são conselhos do tipo: antes de ir a uma festa (ou jantar), jante uma sopinha. Grrr. 1º: Sopinha ou franguinho grelhado não tiram nem minha fome, desde quando vão tirar minha vontade de docinho ou de vinho? O mais provável é que eu acabe comendo os dois e engorde ainda mais. 2º: Se é para chegar num jantar já "jantada", prefiro não ir. Acho isso totalmente sem cabimento.

E também não quero passar 6 meses (em média) da minha vida não vivendo, passando vontade, sentindo que estou perdendo oportunidades e momentos irrecuperáveis, seja de diversão, seja de bebedeira conjunta (haha), seja de puro hedonismo gastronômico.

Ocasiões Especiais


Dito isso, o que funciona pra mim é ter um dia em que eu possa enfiar o pé na jaca mesmo, sem me preocupar. Eu aguento a privação, desde que eu saiba que, naquele dia X, eu vou poder me esbaldar.



Porém, para que essas "ocasiões especiais" não fiquem cada vez mais comuns e acabem se tornando mais frequentes que a própria dieta (haha, já aconteceu!), estabeleci uma regra: só posso ter, no máximo, uma ocasião especial por mês. Então, se no mesmo mês tem meu aniversário e festa junina (que amo! :D), eu tenho que escolher um dos eventos para ser a minha "Ocasião Especial" do mês.

Antes da Ocasião Especial

Então já escolhi um único dia do mês pra ser a minha ocasião especial. Aí, é o seguinte: tenho que me comportar muito bem antes da dieta! Nada de pensar: "ah, já vou sair no sábado mesmo, por que não posso comer uma batata frita com bacon na sexta?". haha Não! Tenho que seguir estritamente a dieta até a ocasião especial em si. É bom que já chego nela com uma aparência melhor, mais magra, de repente já cabendo melhor numa eventual roupa especial etc. Não é tão difícil, né?

Depois da Ocasião Especial


Essa é que é a parte mais complicada: sempre dá uma imensa preguiça de voltar para a dieta, uma vez que você sai dela. Principalmente se a escapada nem estava prevista. Principalmente se você, nesse UM dia de Ocasião Especial (OE), recuperou todos os gramas que levou um mês para perder. Fica difícil manter a motivação.

Aqui, a estratégia é a seguinte: logo depois de uma OE, tem que fazer um dia de Fase 0 (desintoxicante - já vou falar disso no próximo post).  Por quê?

1) A desintoxicação, antes de mais nada, vai dar um "choque" no seu organismo, trazê-lo de volta à realidade. O excesso de açúcar, além de gorduras e toxinas trazidas com toda a comilança da OE, tem que sair do seu organismo para que você volte ao caminho certo.

2) Depois de um dia de dieta líquida, qualquer maçãzinha e queijo cottage light que você comer já parecem uma delícia e supersatisfatórios. Dá muito mais motivação do que ir pra eles direto do ovo de chocolate belga artesanal ou do parmesão italiano com vinho tinto.

3) Você vai perder em um dia de detox o peso que ganhou no dia anterior, e então pode prosseguir com a sua dieta de onde tinha parado, em vez de ter que ficar retrocedendo. Se você estava na semana 2 da Fase 3, então continua na Fase 3, semana 3. Não precisa recomeçar do zero.

A Fase 0 é um pouco sacrificante, mas acho que vale muito a pena, principalmente se for pra permitir que se aproveite uma Ocasião Especial em sua plenitude.

Ocasiões Especialíssimas - Viagens


A viagem é um problema muito maior para a dieta, e a maioria das vezes em que abandonei o barco foi em uma. E, aí, o efeito é muito mais catastrófico do que em uma OE normal, afinal a viagem sempre dura mais que um dia. Se for longa, então, cria uma rotina alimentar que, além de engordativa, costuma ser meio doida, desregula o corpo todo, e torna quase impossível simplesmente retomar a dieta quando acaba. Afinal, além de voltar pra sua rotina chata de ter que trabalhar, ainda tem que parar de comer. Depressão total. hehe

Mas, não tem muito o que fazer: me recuso a deixar de aproveitar uma viagem por causa de dieta. Conhecer a comida local, novos pratos, sabores, temperos, bebidas, é uma das partes mais legais de viajar e, portanto, é inegociável.

Nesse caso, tudo o que posso fazer é seguir o mesmo procedimento das OE's normais: me manter firme até o dia da viagem e, depois, desintoxicar e voltar com tudo. Mas, dependendo da duração da viagem ou do estrago causado, talvez a fase 0 não seja suficiente e seja necessário retroceder para uma fase anterior, ou talvez fazer uma Fase 0 prolongada, tipo com aquela temida dieta da sopa. Atualmente, minha estratégia é simplesmente não começar dieta quando já tiver uma viagem próxima. haha

Pequenos Deslizes - Ocasiões NÃO Especiais


Mesmo prevendo dias de exceção à dieta, às vezes cometemos pequenos deslizes, uma besteirinha que, por estar completamente fora do regime, pode levar a um desvio mais grave, naquela linha "ah, já saí da dieta comendo esse brigadeiro, porque não aproveitar e comer logo 2 fatias de bolo, mais 20 salgadinhos e duas caipirinhas?".

Bem, obviamente não é pra fazer isso! heh Também não é pra tratar esses pequenos deslizes como se fosse uma OE, ou seja, não é porque comi um brigadeiro que tenho que fazer a detox e aquela coisa toda. Diante de um pequeno deslize, existem basicamente duas coisas a fazer:

1) Tentar compensar o ganho calórico com um gasto.

Em algumas fases da dieta, em especial a fase 1, que é de controle de calorias, isso é perfeitamente possível (inclusive, não existirá nenhuma proibição nessa fase, então pode-se inclusive comer o tal brigadeiro, desde que dentro do limite de calorias diário). Passando-se esse limite, dá pra compensar fazendo mais tempo de esteira, subindo de escada, enfim, o quer que compense o consumo extra.

O que não dá pra fazer é passar sempre o limite contando que vai dar pra compensar depois: nem sempre dá e, como ficará claro muito rapidamente, o esforço despendido nessas compensações não valem a pena. Para ter uma ideia: pra compensar um mísero brigadeiro, é preciso caminhar rapidamente por 10 minutos. Se for uma fatia de bolo recheado, tem que andar por mais de uma hora, além do que você já anda normalmente...

2) Nada.

Hahaha, pois é, às vezes é melhor simplesmente deixar o deslize passar do que ficar surtando em cima dele, querendo compensar no dia seguinte, na semana toda, ou sei lá o quê. Inclusive, em algumas fases da dieta, se for de açúcar zero ou só de proteínas, por exemplo, e você comer bolo, não tem como compensar. Simplesmente era para não ter comido. Por isso, nessas fases é preciso evitar deslizes a todo custo. Mas, ocorrendo, deixa pra lá e segue em frente!

Então, resumindo:



É isso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!