quarta-feira, 10 de abril de 2013

Fase 0 - Desintoxicação

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
1 quilo, 2 quilos, 3 quilos, assim ¬¬

Ok, passou a Páscoa e finalmente chegou a hora de começar essa dieta. Vamos lá!

A Fase 0 (zero) não é beeem uma fase; é mais uma preparação para o início ou retomada da dieta. Ela é bem curtinha, mas é também bastante extrema: trata-se de uma dieta líquida desintoxicante.

Por que a dieta desintoxicante?


Sempre que se começa uma dieta, qualquer dieta, a primeira semana é uma maravilha. Em geral eu perco 2 kg logo de cara. É porque a dieta em questão é muito boa? Não! É porque em geral estou vindo de um período de comilança extrema e qualquer maneirada que eu dê já mostra logo resultados. Depois dessa primeira semana, desses -2 kg iniciais, é que a dieta começa de verdade.

Esses primeiros 2 kg perdidos costumam ser apenas o seu corpo se livrando de líquido acumulado, bem como resultado da eliminação de toxinas e das gorduras mais fáceis de quebrar. Ou seja: são exatamente o resultado de uma dieta de desintoxicação.

Então, se é pra desintoxicar, é melhor que seja com uma dieta específica para isso, mais eficiente e rápida. Por que vou gastar 1 ou 2 semanas desintoxicando o corpo com uma dieta normal, se posso fazê-lo em apenas 1 dia? Acho que deixar esse trabalho de desintoxicação para uma dieta de reeducação alimentar acaba apenas atrasando o andamento do regime como um todo, afinal o corpo já começa a se acostumar com a nova alimentação, diminuindo o tempo que a dieta tem disponível para gerar resultados, antes de chegar ao "efeito platô".

Além disso, inúmeros livros, sites especializados e muitos dos profissionais da área de nutrição apontam benefícios da dieta desintoxicante (desde que feita da maneira certa) como coadjuvante de uma dieta mais tradicional: o corpo se livra das toxinas em excesso e fica mais fácil queimar gordura e metabolizar os nutrientes em geral. Supostamente, essa limpeza ajuda até no controle da compulsão por junk food. Também tem o efeito psicológico de instituir uma nova fase na vida alimentar da pessoa, sendo um bom pontapé inicial para uma dieta de reeducação alimentar - até porque nada como começar uma dieta já perdendo 2 kg de cara: dá um gás na dieta e aumenta o comprometimento com o novo regime.

Também acho benéfico fazer a Fase 0 depois  de uma "Ocasião Especial". É comum, nesses casos em que se desliza gravemente da dieta, ganhar até 2kg em um único dia (!) e a ideia de passar um mês inteiro só compensando esse um dia é de broxar qualquer um. Então, faço assim: depois de um dia de comilança, faço a detox, volto para o peso com que estava antes do deslize e sigo a dieta como se nada tiver acontecido. Nada de retrocesso!

Então, a ideia aqui é exatamente essa: fazer da detox líquida apenas um coadjuvante, um pontapé inicial para uma dieta de reeducação alimentar. Por isso, ela deve durar apenas um dia e ser feita apenas em duas hipóteses: ou logo antes de se começar a Fase 1, ou após uma "Ocasião Especial", para evitar que os deslizes de apenas um dia atrapalhem o andamento da dieta.

Sobre a detox


Essas dietas desintoxicantes são um pouco polêmicas, principalmente as líquidas, pois existe um grande risco de acabarem fazendo mal ao organismo, já que são extremamente hipocalóricas e pouco nutritivas. Elas promovem perda de peso super-rápida, mas é MUITO provável que você recupere tudo assim que voltar à sua dieta normal. Então, basicamente, a pessoa se alimenta insuficientemente, corre o risco inclusive de se sentir mal (fadiga, tontura, náusea), para, na semana seguinte, já estar pesando a mesma coisa. Olhando por esse lado, realmente não vale a pena.

Porééém, a ideia aqui é fazer a dieta detox por apenas 1 dia, no máximo uma vez por mês. Assim, acho difícil ficar mal nutrido, afinal o corpo tem reservas é pra isso mesmo. Depois, essa Fase 0 acontece só antes de começar a dieta ou depois de um dia de deslize, em preparação para retomar a dieta, ou seja: a pessoa está vindo já com bastante estoque de gordura. Eu não faria a detox se já estivesse fazendo uma dieta hipocalórica, porque acredito que isso "estressaria" muito o organismo. Mas, dessa maneira como estou falando, nunca tive problemas. Além disso, depois desse dia de dieta líquida, começa uma dieta normal, então o peso perdido normalmente não volta.

Ok, todo mundo já entendeu que não é para fazer essa dieta direto etc., né? Mas, agora, vamos ao que interessa:

A dieta


Existem zilhares de tipos de dieta de desintoxicação, inclusive com alimentos sólidos. Como quero fazer apenas por um dia, prefiro uma líquida e bem poderosa, apenas com frutas desintoxicantes. Eu faço uma que achei na internet mesmo, mas que foi elaborada por uma nutricionista (Mariana Ferri D'Ávila, inspirada na detox da Dra. Ann Louise Gittleman, nutricionista americana e autora do livro "Fat Flush For Life"). A detox promete a perda de cerca de 2kg em um dia, mas é basicamente de retenção de líquidos. Vou copiar aqui como está lá no site original, pois acho que está bem explicadinho:

Inicie a dieta assim que acordar. Tome um copo de suco a cada hora, intercalando os sabores. Comece pelo de limão.
Exemplo:
- 7h um copo de suco de limão
- 8h um copo de suco desintoxicante
- 9h um copo de suco de limão

Receitas

Destaque da Matéria
Repare você mesma o seu suco
Foto: Alfredo Franco
Suco de limão
- 1 copo de água
- 1 colher (chá) de limão

Suco desintoxicante

- 210 ml de suco de uva integral
- 200 ml de suco de abacaxi
- 7 copos de água
- 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
- 1/2 copo de suco de laranja
- 1/2 colher (chá) de canela
- Uma pitada de cravo-da-índia

Não bobeie

Depois da dieta, seu organismo estará equilibrado, o que possibilitará uma queima eficiente de gordura. Mas não adianta se encher de besteiras no dia seguinte! Mesmo porque, em apenas 24 horas, não há perda significativa de gordura. "Os quilos eliminados são resultado da menor retenção de líquidos", diz Michelle.

Com tudo em cima

A dieta de desintoxicação deve ser realizada uma vez a cada 15 dias e apenas por quem está saudável. Não deve ser feita por pessoas com diabetes, disfunções renais, gastrite ou por crianças, gestantes e idosos. Se quiser desfrutar dos benefícios do suco desintoxicante mesmo depois da dieta, tome-o no lugar de um lanche. 


Minha experiência


Quando fiz essa detox antes, perdi 1,5 kg e achei razoavelmente tranquila de seguir. Nem fiquei me sentindo fraca nem nada, mas deixei pra ir à academia de manhã; acho que, se fosse à noite, não ia aguentar. A recomendação é de que não se façam exercícios no dia da detox.

Também achei bastante prática: fiz os sucos na véspera e levei pro trabalho uma garrafa térmica com o suco e 2 limões. Aí lá espremi o limão num copo e só ia misturando na água na hora do suco de limão. Não saí na hora do almoço, pra não cair em tentação, haha, e fiquei me distraindo com jogos online, que prendem minha concentração e me fazem esquecer que tenho fome.

Dessa vez, vai ser mais difícil, pois estou fazendo um curso e lá não tem geladeira. Vou começar nessa quarta-feira, e o que pretendo fazer é levar o limão já espremido em um potinho, pra misturar com água - que sempre tem disponível em qualquer lugar -, e levar o suco de fruta semicongelado numa daquelas garrafinhas de academia de 500mL, só porque ia ser meio ridículo chegar na aula com uma garrafa térmica. O inconveniente é que vou ter que ir em casa na hora do almoço pra reabastecer a garrafinha.

Outras dietas desintoxicantes


Existe uma detox famosa com sopa, para fazer durante 2 dias, mas não faço porque 2 dias só de líquidos já me deixam fraca. Tem gente que não aguenta nem um dia só de líquidos, ou gente que aguenta, desde que não seja só suco, e por aí vai. O importante é: se você se sente mal fazendo, não faça! Faça aquilo com que seu corpo se adapta melhor. Se é muito mais fácil pra você uma detox com comida mesmo, ainda que dure 5 dias, é melhor fazer essa do que se obrigar a fazer de 1 ou 2 dias e sofrer tanto que acabe desistindo de tudo, inclusive da dieta principal. Agora, uma coisa é se sentir mal, outra é apenas o incômodo que vem naturalmente de um dia sem alimentos sólidos: fome e um pouco de fraqueza são esperados, né? Se for só isso, acho que dá pra aguentar.

Vou colar aqui alguns links de outras dietas desintoxicantes minimamente confiáveis que existem por aí:

Detox líquida de 1 dia
Detox líquida de 2 dias
Detox sólida de 1 dia 
Detox sólida de 3 dias
- Detox sólida de 4 dias

Vou começar a dieta amanhã. Se tudo der certo, faço um post falando como foi na prática.

Vamos lá!





Um comentário:

  1. ++++++ ola pessoal, tenho 25 anos e tinha 92 kg a 4 meses atrás. quando por acaso achei este site na net www.dietaparaemagrecerrapido.com.br e comecei a seguir as instruções deles. Durante estes 4 meses eu conseguir perder 26 Kg e agora estou 66 Kg . nem acredito quando me olho no espelho, só quando vejo no guarda roupa aquelas calças antigas que hoje da duas de mim dentro Kg , super recomendo este site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br

    ResponderExcluir

Diz aí!